Site Cultural de Ovar

26 Maio

11h00

Escola de Artes e Ofícios

entrada € 2,00

Bilheteira online

 

 

destinatários M/4 (sugerido dos 4 aos 10 anos)

duração aprox. 60’

+info eixo@cm-ovar.pt ou  964 467 256 | 964 467 270

próximas sessões 23 jun; 21 jul

 

 

FILMINHOS INFANTIS À SOLTA PELO PAÍS

Cinema de Animação



De 24 de março de 2024 a 21 de julho de 2024

26 MAIO 2024

 

 

SINOPSE DA SESSÃO

 

 

Iniciamos com uma história acerca de um menino que sonha em tornar-se um jogador de futebol profissional e atuar nos maiores estádios. De seguida, a Foxy e a Meg resolvem viajar, mas irão utilizar que meio de transporte? Vamos descobrir nesta aventura, porque não será apenas o carro! A próxima animação vai sendo colorida à medida que nos vai sendo contada, mas uma incómoda mosca vem estragar-nos os planos. Pelo meio temos um belíssimo filminho, que retrata de forma simbólica e metafórica, o adeus ao seu avô. Ainda há tempo para nos questionarmos sobre o que aconteceria se todas as árvores do mundo desaparecessem, assim como para observar as estrelas, com os binóculos do Mancha e do Manchinhas. Finalizamos com um filme sobre a amizade. Não se a pode forçar, mas uma emergência pode ser a sua origem.

 

 

ALINHAMENTO DOS FILMES

 

 

1 – O GANSO

Jan Mika, Animação, França, Chéquia, 2022, 13 min.

Um menino sonha em tornar-se um jogador de futebol profissional e atuar nos maiores estádios, mas para isso precisa primeiro vencer uma importante partida no seu quintal, contra um ganso.

 

2 – FOXY & MEG ANDAM DE TRANSPORTES

André Letria, Animação, Portugal, 2010, 3 min.

Foxy e Meg resolvem viajar, mas irão utilizar que meio de transporte? Vamos descobrir nesta aventura, porque não será apenas o carro!

 

3 – O PEQUENO RUDY

Dace Riduze, Animação, Letónia, 2013, 9 min.

Rudy é um lápis de cor vermelha que, juntamente com os outros lápis, vai colorindo a história à medida que ela é contada. O seu trabalho continua até ao momento em que é interrompido pelo aparecimento de uma mosca muito incómoda.

 

4 – O MENINO E O AVÔ

Martin Samatana, Animação, República Checa, Eslováquia, Polónia, 2019, 13 min.

O Menino e o Avô lida com a questão da morte de uma forma simples, metafórica e simbólica, na relação entre o menino e seu avô. Nenhum de nós está aqui para sempre, mas a morte também não significa o fim da nossa jornada.

 

5 – A TERRA NAS MINHAS MÃOS – SEM ÁRVORES

Nicolás Conte, Animação, Argentina, 2016, 5 min.

O que aconteceria se todas as árvores do mundo desaparecessem? Mara, com a ajuda do seu gato Pantufla e com um pouco de imaginação, descobre uma solução para salvar o Planeta Terra.

 

6 – MANCHA E MANCHINHAS: AS ESTRELAS

Uzi Geffenblad, Lotta Geffenblad, Animação, Suécia, 2012, 7 min.

O céu está brilhante com imensas estrelas, umas grandes outras pequenas. O Mancha e o Manchinhas decidem observá-las com binóculos. Depois de um grande estrondo vão conhecer alguém no mínimo surpreendente!

 

7 – A HISTÓRIA DO CÃO E DO GATO

Jesús Pérez, Gerd Gockell, Animação, Suíça/Alemanha, 2011, 7 min.

Um filme sobre a amizade. Não se pode forçar uma amizade, mas uma emergência pode criar uma amizade.

 

TRAILER DA SESSÃO

 

https://youtu.be/_zcptc6OXYs