Site Cultural de Ovar

23 OUT ATÉ 30 DEZ 
EXPOSIÇÃO
Biblioteca Municipal de Ovar

OS LUSÍADAS

Exposição de pintura de Levi Guerra



De 23 de outubro de 2020 a 30 de dezembro de 2020

Trata-se duma coleção de doze pinturas: uma interpretação pessoal da figura de Camões, um autorretrato e mais dez telas representando, cada uma, itens interpretativos dos dez Cantos do Poema Épico.

 Esta exposição, em primeiro lugar, tens fins pedagógicos como instrumento possível e auxiliar para o estudo da Obra no Ensino Secundário. Além disso, poderá, desejavelmente, contribuir para o despertar, de forma renovada, do interesse dos nossos contemporâneos, de todas as culturas e profissões, pelo conhecimento aprofundado desta relíquia poética entre as maiores da Civilização Ocidental, na qual é enaltecida a grandeza corajosa, lúcida e patriótica do Povo Português, além de conter preciosos recortes de civilidade vivencial que o génio de Camões revela, como fruto da sua experiência, da sua magnitude e das suas fragilidades, vícios ou más crenças, enfim, do Homem.

 Esta exposição, agora patente na Biblioteca Municipal de Ovar, foi inaugurada em maio de 2018, na Reitoria da Universidade do Porto e, desde então, tem cumprido uma itinerância pelo País – já esteve em Águeda, Vale de Cambra, São João da Madeira, Lordelo de Paredes, Chaves, Alfândega da Fé e Lisboa. Em cada um destes locais, pela iniciativa de entidades culturais em ligação às Comunidades Escolares, entre outros visitantes, conheceu uma frequência muito apreciável e gratificante de professores e alunos que a consideraram muito profícua.