Site Cultural de Ovar

10H30

16 DE MAIO

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE OVAR

 

Próxima sessão: 20 JUN

__

entrada gratuita e inscrição obrigatória, sujeita a confirmação

destinatários crianças dos 04 aos 09 anos e um adulto acompanhante

duração 90’

Ao sábado, é outra história!



De 16 de maio de 2026 a 20 de junho de 2026

OFICINAS DE CONTOS / LEITURA EXPRESSIVA E EXPRESSÃO PLÁSTICA E ARTÍSTICA

Neste projeto de continuidade é dada oportunidade às crianças de explorar a relação entre as palavras, as histórias e as imagens que as podem inspirar, numa partilha intergeracional dinâmica e criativa.

 

Neste projeto de continuidade da Biblioteca Municipal, cabe, agora, ao coletivo “O Som do Algodão” dinamizar três sessões.

Em abril realizou-se a oficina «Histórias de boca em boca, instrumentos de mão em mão», a partir do livro “Quero o meu chapéu” (ed. Orfeu Negro).

Segue-se, a oficina de maio, designada «Kamishibai: máquinas de contar histórias». Os participantes são convidados a criar o seu pequeno teatro de papel (Kamishibai), explorando técnicas plásticas, sonoras e narrativas para dar vida a uma história original. No final, cada grupo apresenta a sua criação aos restantes.

Já a oficina de junho chama-se «(re)MIX de leitores» e vai permitir a exploração da poesia na boca, no corpo e no espaço, explorando o som da palavra, o som sem palavra e a palavra muda. Esta oficina criativa parte do jogo teatral associado às potencialidades da exploração sonora e do trabalho de escuta ativa para envolver os participantes numa criação coletiva.