Site Cultural de Ovar

ESPAÇOS

O Carnaval de Ovar - A Vitamina da Alegria, constitui a maior e mais reconhecida festa da cidade e do concelho, assumindo-se como uma tradição marcante na cultura, no modo de vida e no sentir vareiro. O Carnaval de Ovar é formalmente organizado há mais de 65 anos, todavia, as suas origens e forma espontânea remontam ao final do século XIX.

 

Em Ovar, a programação do Carnaval estende-se por mais de um mês com várias iniciativas e atividades dedicadas a diferentes públicos, entre as quais, o Carnaval Infantil, o Carnaval Sénior, a Caminhada de Carnaval, a Chegada do Rei, a Noite Dominó, a Noite de Reis, a Noite Mágica e os Grandes Corsos Carnavalescos de Domingo Gordo e Terça-feira, que envolvem mais de dois mil figurantes de quatro Escolas de Samba e 20 grupos, Carnavalesco e Passerelle.

 

Para além da vertente lúdica e turística, o Carnaval de Ovar é, ainda, criatividade, inovação e até empreendedorismo, envolvendo um grupo de pessoas com vocação para o desenvolvimento de diversos trabalhos criativos, elaborados com materiais como a esponja, as espumas, a esferovite, entre outros. Os magníficos carros alegóricos, os trajes e adereços dos Corsos são demonstrativos desta criatividade e inovação.

 

Link – Página Carnaval de Ovar (https://carnaval.cm-ovar.pt/pt/default.aspx)

NA AGENDA:

Carregar mais