Site Cultural de Ovar

23 JUNHO

11H00

Escola de Artes e Ofícios

Próximas sessões: 21 JUL

__

entrada € 2,00

bilheteira online 

destinatários M/4 (sugerido dos 4 aos 10 anos)

duração aprox. 60’

+info eixo@cm-ovar.pt ou  964 467 256 | 964 467 270

 

 

FILMINHOS INFANTIS À SOLTA PELO PAÍS

Cinema de Animação



De 24 de março de 2024 a 21 de julho de 2024

 

Multimédia0

 

 

23 DE JUNHO DE 2024

SINOPSE DA SESSÃO

 

No escuro da sala de cinema, começamos esta jornada de histórias observando uma casa à venda, que arranca as suas próprias estruturas e segue viagem. Depois entramos num mundo absurdo, onde os papéis das crianças e dos adultos são invertidos. Este mês a Foxy e a Meg vão à pesca, mas em vez de peixe, apanham lixo. E por falar nisso, segue-se outra animação onde um guarda florestal encontra uma pilha de lixo descartada na floresta. Pelo meio, fazemos um piquenique com a Miriam e a sua trupe, viajamos até Espanha, onde um toureiro é perseguido por um toiro enraivecido e brincamos também com os Tumblies, onde rolar e deslizar são palavras de ordem. Não acabamos sem antes fazer uma visita ao dentista, junto do Mancha e do Manchinhas. Finalmente, e para fechar em grande, um camaleão tenta proteger-se do perigo que se aproxima, mas é forçado a fugir.

 

ALINHAMENTO DOS FILMES

 

1 – LAR DOCE LAR

Pierre Clenet, Alejandro Diaz, Romain Mazevet, Paccolat Stéphane, Animação, França, 2013, 10 min.

Uma casa, até então à venda, arranca as suas estruturas e segue viagem, abandonando o único espaço que alguma vez conhecera. Pelo caminho, há outras casas que se juntam a ela.

 

2 – ESTÁ TUDO AO CONTRÁRIO

Hend Esmat, Lamiaa Diab, Animação, Reino Unido, 2018, 5 min.

Entramos num mundo absurdo, onde os papéis das crianças e dos adultos são invertidos, abordando de forma cómica alguns tópicos sobre maturidade e parentalidade.

 

3 – FOXY & MEG VÃO À PESCA

André Letria, Animação, Portugal, 2010, 3 min.

Hoje é dia de pescaria para Foxy e Meg, mas a pesca não corre como esperam… Em vez de peixe, aparece lixo…  Terão mesmo peixe para o jantar?

 

4 – OS GUARDIÕES DA FLORESTA

Maris Putnins, Animação, Letónia, 2015, 12 min.

Um guarda florestal encontra uma pilha de lixo descartada na floresta por um cidadão irresponsável. Os seus companheiros – um cachorro, um gato e um rato – em conjunto com outros animais da floresta, engendram um plano para dar uma verdadeira lição ao cidadão.

 

5 – AS AVENTURAS DE MIRIAM: O PIQUENIQUE

Andrés Tenusaar, Animação, Estónia, 2007, 5 min

Neste passeio de família, enquanto os pais preparam a mesa para o piquenique, os miúdos brincam no campo. A galinha, tremendo, passeia por uma horta com medo de encontrar um espantalho. Enquanto todos a observam, o irmão mais novo encontra uma cobra, mas esta galinha é valente e pretende ser o herói do dia.

 

6 – CORRIDA

Janis Cimermanis, Animação, Letónia, 2011, 7 min.

Nesta tourada de praça em Madrid, o toureiro falha o seu plano para matar o touro. Revoltado, o touro persegue-o por toda a parte, até chegar uma equipa de resgate.

 

7 – OS TUMBLIES E O TAMBOR

Patrick Raats, Animação, Holanda, 2013, 5 min.

Mais aventuras dos Tumblies estão a chegar! Neste episódio, os nossos amigos vão encontrar objetos que vão dar que pensar… É preciso muita imaginação e alegria para encontrar novas formas de usar o corpo e para jogar.

 

8 – MANCHA E MANCHINHAS: O DENTISTA

Uzi Geffenblad, Lotta Geffenblad, Animação, Suécia, 2012, 7 min.

Hoje é dia de ficar no sofá! O Mancha e o Manchinhas têm um saco cheio de doces para comer. Os chupa-chupas são maravilhosos e se os lambermos tempo suficiente ficamos com uma língua de monstro! Mas também se fica com manchas nos dentes, e essas, só o dentista as pode tirar.

 

9 – O CAMALEÃO

Pim ter Braak, Animação, Países Baixos, 2022, 3 min.

Através da sua camuflagem, um camaleão tenta proteger-se do perigo que se aproxima, mas é forçado a fugir. E estas peripécias só o colocam em situações mais perigosas.

 

 

 

TRAILER DA SESSÃO 

https://youtu.be/1FX2veK014Y