Site Cultural de Ovar

16H00

MUSEU JÚLIO DINIS

__

entrada gratuita

destinatários todos os públicos

organização Divisão da Cultura e Desporto | Câmara Municipal de Ovar

produção Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense

conceção e programação Rosa Bela Cruz

apoio Valdemar Cruz

+ info museujuliodinis@cm-ovar.pt | 256 581 378

NEM CASTRADAS NEM INVISÍVEIS, ABORDAGEM DA EVOLUÇÃO SOCIAL E SEXUAL DA MULHER AO LONGO DOS TEMPOS com MAFALDA CRUZ e IOLANDA MACIEL FONTAÍNHAS

TERTÚLIA - CONVERSAS À VOLTA DO TANQUE



08 de março de 2025

A segunda metade do século XX ficou marcada por substanciais mudanças no contexto social da mulher, desde logo com o surgimento da pílula anticoncecional. O padrão da sociedade machista e patriarcal tende a transformar a mulher em objeto sexual. São os anúncios publicitários sempre inundados de mulheres tão estereotipadas, quanto despidas, seja para anunciar uma cerveja, seja para anunciar uma nova cera para os móveis. São os preconceitos dos quais resultam a incapacidade de ver a mulher como um ser autónomo, consciente da sua personalidade e dos seus direitos. É a mulher objeto, castrada na sua determinação sexual, posta apenas ao serviço dos desejos e interesses masculinos?

Neste contexto, qual é o espaço para o prazer da mulher? A objetificação da mulher desumaniza-a? Ter filhos e o momento em que isso acontece deixou de ser uma escolha no atual contexto político e social das empresas e da sociedade? Qual é o impacto da maternidade na carreira das mulheres? A necessidade de dar resposta à sua condição de mãe e profissional, faz com que por vezes a mulher se torne invisível no  mundo do trabalho? Como pode a mulher assumir uma vida sexual ativa, livre e independente, sem que a idade seja castradora. De que forma é o presente diferente do passado e que futuro se reivindica?

Esta é mais uma “Conversa à Volta do Tanque” que promete trazer para cima da mesa temas atuais e prementes, que contará com as participações de Mafalda Cruz, médica com trabalho clínico e científico no ramo da sexologia, responsável pela consulta de Medicina Sexual, na Unidade Local de Saúde de Vila Nova de Gaia-Espinho.É também criadora e dinamizadora da página “Mafalda Cruz Med-Sex” e Iolanda Maciel Fontaínhas professora convidada do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com investigações relevantes na análise das dinâmicas afetivas e sexuais de casais heterossexuais, especialmente no que respeita à interseção entre sexualidade, género e relações de poder.