O projeto “Free Celebration”, liderado por João Lencastre, celebra a música de três músicos e compositores responsáveis por definir, cada um de um modo singular, a forma do jazz que se avizinhava: Thelonious Monk, Herbie Nichols e Ornette Coleman.
Desde logo, a formação surpreende ao apresentar duas baterias: ao lado de Lencastre está João Lopes Pereira. Juntam-se o saxofonista Ricardo Toscano, o guitarrista Pedro Branco, o contrabaixista Nelson Cascais, e, com um som mais eletrónico, João Bernardo nos sintetizadores.
Sabendo perfeitamente o cânone que os inspira, estes músicos nunca se deixam ofuscar pelo brilho intenso da história, mas partem no seu próprio caminho com a confiança de quem sabe que o que está a fazer é válido e até necessário.
Escritos antigos, aqui reimaginados com novas cores, novos arranjos, novas texturas, novos ritmos, novas improvisações, num exemplo de classe celebratória que sabe viver entre a verdade dos sons acústicos e a qualidade inebriante que advém da eletricidade que alimenta a guitarra e os teclados.
saxofone alto Ricardo Toscano guitarra Pedro Branco teclados e sintetizadores João Bernardo contrabaixo Nelson Cascais bateria João Pereira bateria João Lencastre