Nesta sessão aberta à comunidade, João Francisco Távora irá apresentar-nos o trabalho de investigação que tem desenvolvido em torno do manuscrito P-Cug MM 2 (séc. XVI), contido na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. A investigação em curso, para além do estudo musicológico mais convencional, envolve uma dimensão prática a ser desenvolvida no âmbito de residência artística, no Museu Júlio Dinis - Uma Casa Ovarense, e que terá como momento culminante a realização de um concerto na Igreja Matriz de Válega. Esta tertúlia dará a conhecer as diferentes fases de trabalho na recuperação e interpretação de fontes históricas, desde o manuscrito à execução musical.
João Francisco Távora é membro fundador e codiretor artístico do Musurgia Ensemble, dedicado à interpretação e divulgação da música dos séculos XVI a XVIII. Os primeiros projetos discográficos do grupo incluem “Ad vesperas - música para as Vésperas de Corpus Christi”, em colaboração com o ensemble vocal Quarto Tom, e o projeto “Missa Iste confessor domini”.
direção artística e flauta de bisel João Francisco Távora flauta de bisel António Godinho flauta de bisel Emma Reynaud flauta de bisel Robert Ehrlich soprano Sofia Pedro tenor Luís Toscano