Site Cultural de Ovar

21H30

MUSEU JÚLIO DINIS

__

entrada gratuita

destinatários todos os públicos

duração 50’ 

organização Divisão da Cultura e Desporto | Câmara Municipal de Ovar

produção Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense

conceção e programação Ana Freijo

interpretes Filipa Portela (voz)| Philippe Marques (Piano)

+ info 256 581 378 – museujuliodinis@cm-ovar.pt

CARTAS CANTADAS com Filipa Portela e Philippe Marques

MÚSICA - CONCERTO COMENTADO



21 de junho de 2025

Cartas Cantadas é um ciclo de canções escritas a partir das epístolas de Mariana Alcoforado, encomendado por Filipa Portela a três compositores atuais (Fátima Fonte, João Pedro Oliveira e Gregor Forbes), com oapoio da DGArtes. Neste concerto, Filipa Portela (voz e comentários) e Philippe Marques (piano) apresentam, em estreia absoluta, o ciclo dedicado a Mariana Alcoforado, sendo complementado o programa com outras peças alusivas à temática feminina.

 

Filipa Portela inicia a sua formação vocal na Universidade de Aveiro (2013) e conclui a licenciatura e o mestrado no Conservatório Real da Escócia (2018). Em 2017, vence o 1º Prémio e o Prémio de Público ex-aequo, no 19º Concurso de Interpretação do Estoril. Entre 2017 e 2023 apresenta-se a solo em vários festivais (Cistermúsica, Operafest Lisboa, etc.) e com diversas orquestras (Orquestra Gulbenkian, Ensemble MPMP, etc.). Dirige, canta e produz a ópera “La Voix Humaine” (Poulenc), apresentando-a no Festival Edinburgh Fringe (2019) e em Leipzig (2022), com o apoio da bolsa Neustart Kultur. Entre 2021 e 2022 colabora e participa na série de concertos de Música Contemporânea “Neues bei Grieg”, no Grieg Begegnungstätte (Leipzig). Em 2023, ganha o 3º Prémio e o Prémio do Público no Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa.

 

Philippe Marques é pianista e professor de piano com estudos no Conservatório Nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2014 obteve o grau de Mestre na mesma instituição. Atua regularmente em algumas das mais importantes salas do país e em colaboração com diversas orquestras e agrupamentos. Da sua discografia, dedicada exclusivamente à música de autores portugueses, destaca-se a gravação da integral das sonatas para piano de João Domingos Bomtempo. Leciona na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e na Escola Profissional Metropolitana.

 

No âmbito do «INOVAR AS LETRAS - À Escuta da Literatura»