Site Cultural de Ovar

PROCISSÕES QUARESMAIS

QUARESMA E SOLENIDADES DA SEMANA SANTA EM OVAR

 

O concelho de Ovar, marcado por um património religioso de grande qualidade artística, vive, há vários séculos, com fervor e intensidade, as principais datas do calendário litúrgico, em especial a época quaresmal. Encerrado o tempo do Entrudo, inicia-se um período de recolhimento e reflexão, em que a comunidade vive e demonstra a sua Fé. No centro histórico da Cidade, as tradições e devoções associadas à Quaresma têm propiciado a construção de um legado de incomparável valor cultural, especialmente nas procissões quaresmais realizadas anualmente. O ponto alto das celebrações religiosas é a realização das habituais Procissões Quaresmais, que têm início pela dos Terceiros e a que se seguem a da Transladação, dos Passos, Ecce-Homo, Via-sacra e, por fim, a do Enterro do Senhor.

 

22 FEV | QUARTA-FEIRA DE CINZAS
19h00 | Igreja Matriz | Missa e Imposição das Cinzas

Com esta celebração, dá-se início ao tempo da Quaresma que decorre até à Missa da Ceia do Senhor. A liturgia de Quarta-feira de Cinzas é uma verdadeira celebração penitencial comunitária. Orar, escutar a palavra de Deus, receber as cinzas com sentimentos de humanidade, jejuar e abster-se de certos alimentos é isso acolher a graça própria do início da Quaresma.

 

5 MAR | 2º DOMINGO DA QUARESMA
15h00 | Procissão dos Terceiros

Também designada por Procissão das Cinzas ou da Penitência, trata-se de uma das mais notáveis manifestações religiosas de Ovar, dada a sua grandeza e envolvência. Inicialmente organizada em Quarta Feira de Cinzas e mais tarde transitada para o 2º Domingo da Quaresma, marca o início deste tempo de recolhimento e penitência. Muito modificada ao longo dos séculos, é atualmente composta por 14 andores que figuram os principais exemplos de santidade franciscana. Única na sua configuração, é organizada pela Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Ovar desde 1663.

  • Itinerário: Igreja Matriz, R. Ferreira de Castro, R. Alexandre herculano, R. Eça de Queirós, R. Dr. José Falcão, R. Elias Garcia, R. Gomes Freire, Igreja Matriz.

 

12MAR | DOMINGO
17h30 | Igreja Matriz de Ovar | Quadros Vivos de Caravaggio | teatro

Quadros Vivos, traduzido do francês tableaux vivant, teve a sua popularidade entre 1830 e 1920. Tipicamente, o elenco de personagens representava, em palco, cenas da literatura, da arte, da história ou da vida quotidiana. Içada a cortina, os modelos permaneciam estáticos e em silêncio durante cerca de trinta segundos. Era colocada profunda enfâse na encenação, pose, traje, maquiagem, iluminação e, sobretudo, expressão facial dos modelos. Por vezes, um poema ou música acompanhava a cena. Ricardo Barceló recria em palco uma dramatização completa de uma sequência de obras do pintor Michelangelo Merisi da Caravaggio, que se vai construindo e desconstruindo, acompanhada de música sacra da época (Requiem), trabalhadas com luz por forma a emular o efeito luminoso característico das obras do pintor italiano. Quadro a quadro, assistiremos às recriações das obras do pintor, testemunhando também a harmonia da música e dos movimentos na construção e desconstrução de cada cena. Em cada intervalo, experienciaremos também essencial neutralidade dos atores, criando uma expetativa pelo que virá de seguida.

Entrada gratuita | Destinatários M/ | Duração 60'

 

17 MAR | 4º SEXTA-FEIRA DA QUARESMA
21h00 | Procissão da Transladação da Nossa Senhora da Dores

Procissão em que se faz a Transladação da Imagem de Nossa Senhora das Dores da Capela do Passo do Calvário para a Capela de Santo António. Durante a Procissão é recitado o Rosário.

  • Itinerário | Largo dos Combatentes; Rua Elias Garcia e Praça da República.

 

19 MAR | 4º DOMINGO DA QUARESMA
15h00 | Procissão dos Passos

A Procissão dos Passos, organizada pela Irmandade de Nosso Senhor dos Passos de Ovar, é a procissão no seu género das mais antigas organizada em Ovar. Visa reconstituir o caminho (os passos) de Jesus Cristo desde o Pretório até ao Calvário. Por isso mesmo, ainda hoje, a procissão cumpre o itinerário dos Passos (calvários) espalhados no centro histórico. O ponto alto ocorre quando o andor do Senhor dos Passos se encontra com o andor de nossa Senhora das Dores defronte da Capela do Passo do Encontro (Rua Alexandre Herculano). Aí os ouvintes assistem ao comovente sermão do encontro, momento catequético-devocional.

  • Itinerário | O andor do Senhor dos Passos saí da Igreja matriz e segue pela R. Gomes Freire, R. Elias Garcia e R. Alexandre Herculano (Capela do Passo do Encontro). O andor de Nossa Senhora das Dores, sai da Capela de Santo António e segue pela Praça da República, R. Cândido dos Reis, R. Dr. José Falcão, R. Eça de Queirós e R. Alexandre Herculano. Após o sermão do encontro, retoma a procissão pela R. Eça de Queirós, R. Dr. José Falcão, R. Cândido dos Reis, Praça da República, R. 31 de Janeiro, R. Luís de Camões, R. Elias García até ao Largo dos Combatentes (Capela do Passo do Calvário) onde ficará o andor de Nossa Senhora das Dores e o andor do Senhor dos Passos, Igreja Matriz.

 

26 MAR | DOMINGO
17h30 | Igreja Matriz de Ovar
Banda Sinfónica de Ovar | concerto

A Banda Sinfónica de Ovar, apresenta o Concerto Quaresmal 2023, sob a Direção Musical do Maestro Vitor Feitor e tem como convidada a Soprano Maria Guimarães, integra o Programa Cultural e Religioso da Quaresma e das Solenidades da Semana Santa em Ovar, que visa promover o património religioso, material e imaterial, de Ovar, e dá-lo a conhecer, em diversos formatos e contextos, enquanto reflexo da identidade da comunidade, preservando uma tradição que se traduz em práticas transmitidas intergeracionalmente há muito tempo. O repertório promove uma simbiose entre o público e os músicos e percorrerá obras incontornáveis da história da música sacra ocidental, apresentado também música de serviço de âmbito nacional e internacional.

 

2 ABR | DOMINGO DE RAMOS NA PAIXÃO DO SENHOR
10h30 | Capela do Passo do Calvário
Benção e Procissão dos Ramos

Na Capela do Passo do Calvário inicia-se a celebração com a solene bênção dos ramos. Em seguida sai a procissão em direção à Igreja Matriz. Nesta procissão a Igreja recorda a entrada de Cristo emcJerusalém, para consumar o seu mistério pascal.

  • Itinerário | Largo dos Combatentes; Rua Elias Garcia e a Rua Gomes Freire.

 

11h00 | Igreja Matriz de Ovar
Missa de Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos é o pórtico de entrada na Semana Santa.
Precedida pela bênção dos ramos e procissão, na missa lê-se a paixão
segundo um dos Evangelhos sinópticos.

 

17h30 – Igreja Matriz de Ovar
Orquestra Filarmonia das Beiras - Concerto Quaresmal 2023

A Quaresma representa na tradição musical portuguesa um período de sublimação. A religiosidade profunda da época quaresmal, geradora de formatos musicais essencialmente vocais, profundos e belos, e será retratada em obras de contemplação de compositores que vão desde o Barroco à contemporaneidade. Sob a direção do Maestro António Vassalo Lourenço, a Orquestra Filarmonia das Beiras apresenta, nesta época pascal, a Cantata Ich habe genug, de Johann Sebastian BACH e o Requiem em Ré menor, Op. 48 de Gabriel FAURÉ, acompanhada pelo Coro do Orfeão de Leiria, pelo Coro de Câmara da Ourearte e pelo Chorus Auris. Este concerto conta também com a participação da soprano Cecília Rodrigues, do baixo Miguel Maduro Dias e do organista João Santos.

 

06 ABR | QUINTA-FEIRA SANTA
20h00 | Igreja Matriz de Ovar
Missa vespertina da Ceia do Senhor

Nesta Missa a Igreja propõe-se comemorar aquela última Ceia, na qual o Senhor Jesus na noite em que ia ser entregue, tendo amado até ao fim os seus que estavam no mundo, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do pão e do vinho, os entregou aos Apóstolos para que os tomassem, e lhes mandou, a eles e aos seus sucessores no sacerdócio, que os oferecessem também. Toda a atenção da alma deve estar orientada para os mistérios que sobretudo nesta Missa são recordados, a saber, a instituição da Eucaristia, a instituição da Ordem sacerdotal e o mandamento do Senhor sobre a caridade fraterna.

 

21h30 | Procissão do Ecce-Homo (Terro-Terro)
“Ecce Homo”! Segundo o Evangelho, foram estas as palavras pronunciadas pelo governador romano, Pôncio Pilatos, quando apresentou Jesus de Nazaré (flagelado, atado e com a coroa de espinhos) perante a multidão e à qual submeteu o destino final do réu. Na iconografia cristã costuma chamar-se Ecce Homo ou Senhor da Cana Verde (vulgarmente com ela na mão a servir-lhe de cetro) às figurações de Jesus Cristo apresentado em sofrimento. Assim, a Procissão de Quinta-Feira Santa, com origem no séc. XVII, aparece com diversas designações: do Ecce Homo, do Terro-Terro, da Cana Verde, dos Penitentes (permitiu a confissão pública de muitos penitentes, de cabeça tapada), dos Farricocos ou dos Fogaréus (homens
vestidos de preto com as matracas e fogaréus nas mãos). 
Atualmente, no silêncio da noite, interrompido, pontualmente, pelo som das matracas, três imagens do séc. XVII – Crucificação, Senhor da Cana Verde e Cristo Atado à Coluna – percorrem a cidade de Ovar, parando nas esplendorosas Capelas dos Passos, até chegarem ao Calvário e Igreja Matriz, de onde partiram.

  • Itinerário | Igreja Matriz; R. Elias Garcia, R. Alexandre Herculano, R. Eça de Queirós, R. Dr. José Falcão, Praça da República, R. 31 de Janeiro, R. Luís de Camões, R. Elias Garcia, Largo dos Combatentes (Capela do Passo do Calvário) e Igreja Matriz.

 

7 ABR | SEXTA-FEIRA SANTA
07h30 | Procissão da Via Sacra

A Via-Sacra é o mais apreciado exercício de piedade em louvor da Paixão de Jesus Cristo, pelo que se pratica, sobretudo, no tempo da Quaresma e na Sexta-Feira Santa, dia da Paixão, Morte e Sepultura de Jesus. Profundamente ligada aos Franciscanos, desde a sua origem, em Ovar, esta Procissão percorre as catorze cruzes presentes nas principais ruas do centro da Cidade na manhã de Sexta-Feira Santa e tem por objetivo acompanhar, espiritualmente, o trajeto de Jesus desde a agonia, no Jardim das Oliveiras, com momentos de meditação, até ao sepulcro.

 

20h00 | Celebração da Paixão do Senhor
A Sexta-Feira Santa, segundo dia do Tríduo Pascal, celebra a paixão do Senhor. Esta celebração consta de três partes: liturgia da palavra, adoração da cruz e sagrada comunhão. Nesta celebração os fiéis contemplam a Jesus que “repousa” no sepulcro. A Sua Alma não deixou de vigiar e de continuar operante. Ela desce até onde a esperam todos aqueles que acreditaram em Deus e viveram na esperança da vinda do Redentor. Para todas as gerações da história humana, a Sua Morte é causa de salvação. O “repouso»”de Jesus é a imagem do “repouso” de todos aqueles que foram batizados na Sua Morte e Ressurreição. Depois que Ele morreu e foi sepultado, santificando a morte, ela já não será uma realidade terrível, mas sim “um intervalo, espiritualmente vivo, para o início duma vida superior”.

 

21h30 | Procissão do Enterro do Senhor
A Procissão do Enterro do Senhor é uma procissão noturna. Em Ovar, é anterior à construção das Capelas dos Passos. Partindo da Capela dos Passos do Calvário, a Procissão faz o percurso da Paixão de Cristo com dois andores – o esquife com Cristo Morto e Nossa Senhora da Soledade – regressando ao mesmo local.

  • Itinerário | Capela do Passo do Calvário, R. Elias Garcia, R. Alexandre Herculano, R. Eça de Queirós, R. Dr. José Falcão, R. Cândido dos Reis, R. Elias Garcia e Capela do Passo do Calvário.

 

8 ABR | SÁBADO SANTO
21h00 | Celebração da Vigília Pascal

Segundo uma antiquíssima tradição, esta é uma noite de vigília em nome do Senhor, “mães de todas vigílias” noite que os fiéis celebram, segundo as recomendações do Evangelho, de lâmpadas acesas na mão, à semelhança dos servos que esperam o Senhor, para que, quando Ele vier, os encontre vigilantes e os faça sentar á sua mesa.

 

9 ABR | Domingo de Páscoa
O dia da Páscoa da Ressurreição, simboliza e evoca, no ritmo Cristão das semanas, o primeiro dia do mundo novo inaugurado com a Ressurreição de Cristo. O Domingo de Páscoa é, nesse sentido, o paradigma de todos os domingos, uma vez que a Igreja celebra com especial solenidade a Eucaristia, memorial do Senhor Jesus.

08h00 | Eucaristia
09h00 | Compasso Pascal
18h00 | Eucaristia

 

--

EXPOSIÇÃO
18 MAR > 05 MAI
50 ANOS DE CMAS – A COLEÇÃO”

Centrada nas comemorações dos 50 anos da Casa Museu de Arte Sacra (CMAS) da Ordem Franciscana Secular de Ovar, a exposição traz à luz as mais icónicas peças da coleção da CMAS, nos mais variados suportes, congregando assim diversas cronologias e tempos num mesmo momento, permitindo uma verdadeira viagem pelos sentidos da História da Arte.

NA AGENDA:

Carregar mais